n w    w w w w

baner
Voce esta aqui:   Home Educação a Distância
large small default
Educação a Distância
O Crescimento de Cursos à Distância no Brasil PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dilermando Piva Jr   

Os cursos à distância são um fenômeno relativamente novo na educação brasileira. Apenas em 2005 os diplomas de alunos formados em graduações à distância tornaram-se equivalentes aos de cursos presenciais. De lá para cá, a modalidade passou por um boom. Entre 2004 e 2007, a demanda por graduação e pós-graduação online cresceu mais de 300%.

Para impedir que o inchaço do sistema prejudique sua qualidade, o Ministério da Educação (MEC) promete manter uma fiscalização rigorosa no próximo ano. "Crescer sem qualidade não nos interessa (C. E. Bielschowsky, secretário de Educação à Distância) "

Leia mais...
 
A importância e o significado da interação e interatividade no Ensino a Distância PDF Imprimir E-mail
Escrito por Edinilson Zanini   
Ter, 24 de Fevereiro de 2009 16:32

O Ensino a Distância vem surgindo nos últimos anos como uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação. A escolha da modalidade de Ensino a Distância, como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender as demandas por ensino e treinamento ágil e célere, começou a distinguir-se como uma modalidade

Leia mais...
 
Basta! Eu quero aprender o que eu quero. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dilermando Piva Jr   

Para Pierre Levy, filósofo Francês, cada novo sistema de comunicação fabrica seus excluídos. Não havia iletrados antes da invenção da escrita. A impressão e a televisão introduziram a divisão entre aqueles que publicam ou estão na mídia e os outros. Pouco mais de 20% dos seres humanos possuem um telefone. Nenhum desses fatos constitui um argumento sério contra a escrita, a impressão, a televisão ou o telefone.
O fato de que haja analfabetos ou pessoas sem telefone não nos leva a condenar a escrita ou as telecomunicações -- pelo contrário, somos estimulados a desenvolver a educação primaria e a estender as redes telefônicas.

Leia mais...
 
Tecnologias - da escrita aos computadores. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dilermando Piva Jr   
Observem essas frases:
"Tudo que podia ser inventado já o foi." (Charles H. Duell, Diretor do Departamento de Patentes dos Estados Unidos, 1899, ao propor o fechamento da sessão de registro de novas patentes).
"Penso que há talvez no mundo um mercado para 5 computadores." (Thomas Watson, presidente da IBM, 1943).
"No futuro, os computadores não pesarão mais do que 1,5 toneladas." (Popular Mechanics, prevendo a evolução da ciência, 1949).
Estas e algumas outras frases, ditas por pessoas e entidades com boa conceituação na época, se tornaram, hoje em dia, além de frases irônicas, pontos referencias para a não predileção do futuro, principalmente quando se trata de avanços técnico-científicos.
Leia mais...
 
A "Molecularização" da Sociedade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dilermando Piva Jr   

Historicamente, a sociedade sempre teve um foco de atuação: na época das cavernas, o foco estava na concentração de implementos de caça, depois passou para grandes quantidades de terra produtiva, deslocando-se logo em seguida para os recursos naturais. Em tempos mais recentes, passou para o processo industrial, e depois de duas guerras, trocou de rumo novamente, indo para a área financeira. Agora estamos novamente num período de transição. Estamos entrando na era do foco na informação.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL